07/09/2015

Rancor...



Este é um sentimento que eu acho horrível, mas...
Rancor palavra que no papel rima com amor, palavra que no coração é a falta de um perdão.   É um sentimento feio e cinzento que nos apodrece o coração e escurece a alma... Ao alojar-se vive como um parasita, um inquilino indesejado ou um ocupa mal intencionado. 

No outro dia dei por mim a pensar que, apesar de o ter negado, o guardei anos dentro de mim. Viveu acomodado aqui dentro, camuflado por sentimentos mais claros e cheios de luz. Todos tivemos (ou não, felizmente para esses) desgostos... O desgosto gera diferentes estados de espiritos e sentimentos que nos podem transformar naquilo que não somos. Desgosto de amor então... Desgosto numa fase frágil da nossa vida, fere, mágoa, provoca uma crosta frágil e pouco resiliente. Ódio é uma palavra fortem, ódio é o excesso de rancor ,de raiva acomulado e... Tinha bastado uma palavra para que tudo tivesse sido diferente, para que durante anos não tivesse escondido dentro de mim essa mágoa, essa dor. Crescemos e ao crescer evoluimos, passamos por experiências e vicências que nos fazem mais maduros... Crescemos e "conversamos" um pouco, foi o romper de uma corrente... O meu corpo ficou mais leve... Descobri que esse sentimento feio não me pertencia, que se tinha agarrado a mim indevidamente. Naquele momento de perdão, de desculpas encontrei a calma que procurava, como se o mar que antes tinha estado com uma enorme tempestade acalmasse e permitisse que seguisse para bom porto....  Um ponto final, um parágrafo novo ou até um fechar de um capítulo não sei... A verdade é que apesar de existirem outros sentimentos, outras pessoas, outras vivências, o rancor, aquele bicho feio precisava de uma palavra, um arrependimento para sair de mim e voar daqui para bem longe. 
Já se passaram anos desde essa "conversa", mas há lugares e pessoas que nos fazem reviver memórias. Hoje foi um dia desses...
Foi aqui que o sentimento se instalou em mim, mas também foi aqui que o larguei.  
29. Agosto 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário