27/08/2015

Grândola Vila Morena



Voltar aqui é sempre especial... seja porque motivo for. "Estar em casa" é o que sinto quando aqui venho... A primeira coisa é o estado de relaxamento e calma em que me sinto! Aqui recupero forças, descanso muito, "atulambo" completamente...

Digo sempre que "está tudo na mesma", mas olhando de perto isso não é verdade! Daqui a uns dias faz precisamente 12 anos que saí com os meus pais e a minha irmã, de carro cheio para a Universidade... Faz 12 anos que eu e o Victor nos despedimos aqui à porta e jurámos que nada mudaria, faz 12 anos que começava uma vida nova que eu nem tinha noção das voltas que ia dar e do quanto eu amar o que ia encontrar. 12 anos que pensei que ia "só" estudar economia... bem eu tentei 2 anos, depois este "só" não me chegou!

Em Grândola deixei família, alguns amigos, conhecidos e memórias... MUITAS memórias!

12 anos... não pode e não está tudo na mesma! Na minha rua, por exemplo, onde antes haviam quintais e casas térrias crescem pequenos prédios, casas de dois andares.. destroem-se quintais e pequenos terrenos que outrora foram de cultivo... Na minha rua onde as vizinhas se encontravam antes para o "jornal" da manhã, da tarde e da noite, hoje encontram-se em menor número, menos vezes e com mais dificuldade... na minha rua já não se vê o chão pintado com giz com a macaca, nem a vizinha lava o chão a resmungar - porque ela já não está entre nós... Nem ela, nem o vizinho que TODOS os dias se sentava na sua velha cadeira à porta de casa a apanhar a brisa do fim da tarde, a ver os carros a passar... Na minha rua há uma casa para venda... uma casa que eu há uns anos disse que compraria se alguma vez estivesse... Mas 12 anos se passaram...

Voltar é sempre especial... voltar e ver locais que marcaram a nossa juventude... A(s) escola (s), o campo onde fazíamos educação física... O sitio onde experimentei futebol americano e acabei à "porrada" com uma amiga... Os portões por onde passavamos às escondidas para ir comprar bolos na fábrica... o sitío onde troquei palavras de amor e onde essas palavras viraram lágrimas... Os sitios proíbidos onde passávamos as tardes a ouvir música e a fumar cigarros... Os locais onde tinhamos conversas parvas, conversas sérias, conversas e muitas acções que fizeram-me aprender, crescer, distinguir o certo do errado, conhecer pessoas, ligar-me e desligar-me de outras, fazer opções, experimentar, aceitar e rejeitar... sobretudo locais onde criei incríveis memórias, vivi e cresci :)



12 anos e não está tudo na mesma... As pessoas estão mais velhas, eu estou mais velha! Onde antes conhecia toda a gente, passo e pouco reconheço... Rapazes que eram autênticos "pães" para mim quando andava na escola básica e eles na secundária, hoje são homens. Uns desinteressantes, gordos, barbudos outros continuam giros. Pessoas que me ajudaram a crescer e fizeram parte da minha vida de uma forma tão importante que nem sonham, estão tristes, viúvas ... Apeteceu-me abraçar uma em especial anteontem e dizer-lhe "Obrigada" por ter sido a melhor professora do mundo... Só na Universidade reconheci o que na escola primária ela tinha feito e como tinha feito.... Apeteceu-me ir abraçá-la, mas não a encontrei depois de estacionar... Pessoas que foram "grandes amores" de criança e que nos fazem pensar como a vida muda, como a vida nos muda. Pessoas que foram muito especiais e ainda o são, independentemente do tempo, da distância, fazem-nos acreditar na verdadeira amizade, porque quando estamos juntas tudo retoma do ponto de onde parou!

Voltar é relembrar quem sou e de onde vim. Sempre digo que não me identifico com lugar nenhum, não sei de onde sou exactamente, mas a verdade é que há sitios que e fazem bem e este é um deles.

2 comentários: